Cultura

Show Comemorativo aos 80 Anos da Casa de Portugal

Dias 03 e 04 de dezembro a Casa de Portugal vai realizar para comemorar seus 80 Anos, shows musicais com estrelas da música portuguesa e brasileira.

 

Veja Programação:

Dia 03 de Dezembro – Quinta-Feira – 21h

:: Jorge Fernando e Fábia Rebordão com participação especial de Ciça Marinho

:: Filipa Cardoso e participação especial de Filipe Catto

Dia 04 de Dezembro – Sexta-Feira – 21h

:: Carla Casarim

:: Camané

Não perca esse grande evento! Ingressos a venda no site do INGRESSO RÁPIDO.

 

Biblioteca

 

Inaugurada em 1957, a Biblioteca conta com precioso acervo de cerca de 12.900 volumes, consultado diariamente por dezenas de estudantes, professores e pesquisadores. Conta também com sala de leitura e um confortável Anfiteatro com 120 lugares para palestras, apresentações  e concertos musicais para público reduzido.

Destacam-se livros sobre Filosofia, História, Catálogos de Arte(Museus e artistas contemporâneos); Partituras de música do século XVI-XIX da Fundação Gulbenkian e música do período de D.João VI; História e Literatura dos países de língua portuguesa; História da língua portuguesa no mundo ( Ceilão, Timor,Goa) além de obras de referência, inclusive dicionários de Eça de Queiroz e Camilo Castelo Branco.

Com o passar dos anos, as doações contribuíram para enriquecer o acervo e a biblioteca passou a fazer empréstimo de livros tornando-se conhecida no meio estudantil. A biblioteca dispõe de um patrimônio de grandes proporções, ressaltando a tradição e a preservação dos valores históricos e culturais dos portugueses em São Paulo.

Consultas  
As consultas podem ser realizadas a partir de fichas separadas por assunto e em ordem alfabética de autores.

Horário de funcionamento:
2ª a 6ª feira – das 9-12 e 13-17:30 horas / tel. 3209.5554

Destaque de algumas obras :
• Os Lusíadas: grande edição autográfica – 1898
• Romanceiros – Almeida Garrett – 1899
• As Pupilas dos Sr.Reitor – Júlio Diniz – edição ilustrada de 1907
• Dicionário chorográfico de todas as cidades,vilas e freguesias de Portugal. 12 v. – 1874
• História de Portugal- Pinheiro Chagas – 1899
• Monumenta Henriquina – 12 vol.
• Álbum da Colônia Portuguesa no Brasil – 1929
• Impressões do Brasil no sec.XX – Loyd Inglês – 1913
• Coleção Revista Ilustração Portuguesa – 1904-1924
• As Farpas – 1890
• A Águia – 1912
• Revista de Portugal – Eça de Queiroz – 1890

Download
Baixe todo o acervo da Casa de Portugal em ordem alfabética, por SOBRENOME, NOME e TÍTULO. E consulte quando quiser:

 

Arquivo em formato Excel

Galeria de Arte

A Galeria de Artes com uma área de 156 m², funciona no mezzanino do Salão de Festas de fácil acesso ao público, constitui um excelente espaço para exposições.

DSC_6454 DSC_6456 DSC01387

 

Grupo Folclórico

Fundado em 10 de Outubro de 1973, com o objetivo de divulgar o Folclore Português ao povo brasileiro e manter vivas as tradições da pátria Mãe junto aos imigrantes, objetivo o qual, mais tarde, foi estendido aos Lusos Descendentes e, destes, para seus amigos próximos e brasileiros, transformando o Grupo Folclórico num local de integração onde os Luso Descendentes ou não, bailam lado a lado, com o mesmo garbo e entusiasmo, de um Vira do Minho, um Fandango do Ribatejo ou um Corridinho do Algarve.

DSC_4263 DSC_1427 DSC_4264

Trajes
É um dos Grupos Folclóricos mais antigos de São Paulo com atividade ininterrupta, focado na autenticidade de seus trajes, possuindo um  guarda-roupas com mais de 110 peças, o que demanda um árduo trabalho de manutenção e reposição, assegurado pelo próprio Grupo, na sua maioria peças de Viana do Castelo (Minho) considerada a capital do folclore em Portugal.

• 32 Trajes femininos (Lavadeiras de Luxo)

Minho – (Viana do Castelo) Norte de Portugal
•12 trajes de noivas do Minho

Minho – Norte de Portugal

 4 trajes de mordomas – trajes do século XVII, bordados manualmente com pedrarias.

Minho – Norte de Portugal

• 42 Trajes Variados

Minho – (Viana do Castelo) Norte de Portugal

• 35 Trajes Variados

Todas as regiões de Portugal incluindo Madeira e Açores

Composto por 8 pares “dançadores” e uma tocata formado por 5 concertinas, 2 acordeons, 1 cavaquinho, 1 viola braguesa, 1 violão, 1 reco-reco, 1 ferrinho (triangulo), 1 bumbo, 1 par de castanholas e coro com 4 vozes numa formação completa, as apresentações podem ter duração de 30 minutos a 1 hora e 30 minutos, constituindo-se num show muito alegre, dinâmico, colorido e participativo junto ao público, apresentando o que há de mais representativo no folclore de norte a sul de Portugal, podendo ainda, propor aos espectadores a participação num autêntico arraial português, através de um animado “vira livre”. Em apresentações de menor porte, o Grupo Folclórico poderá apresentar-se com uma formação de 4 pares dançadores e 5 músicos na “tocata”.

O Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo é a atracão artística sob medida para comemorações cívicas, aniversários de cidades, espetáculos ao ar livre, ações beneficentes, programas e anúncios de televisão, festas das nações, festas portuguesas, etc. O que garantiu ao Grupo Folclórico apresentações em praticamente todo território brasileiro, como por exemplo:

Programas de Televisão:

logo_globo - Ana Maria Braga
- “Estrelas” | Angélica
- Vídeo Show
- Fantástico
- TV Mulher
logo_SBT - Novela “As Pupilas do Senhor Reitor”
- SBT Reporter
- Hebe
- Domingo Legal
logo_record -Programa Especial de Aniversário de SP
-”É O SHOW”
-Todos Cantam a Sua Terra
logo_redetv - Olga Bongiovanni
logo_redevida - Roberto Leal
- Rede Vida Visita
- Vida Melhor
logo_redevida - Comunidades Marilu Torres

 

Discografia

Com 03 CDs gravados com a denominação de “Canta Meu Povo” (volumes I, II e III), coletânea do repertório, com tiragens de 5000 exemplares e 1 DVD gravado ao vivo durante a Festa da Vindima em 2008 na própria Casa de Portugal.

O Grupo Folclórico da Casa de Portugal é reconhecido como um dos melhores do Brasil, apresentando, com sua experiência e seu rico repertório, um programa variado de forma a dar a seu público um programa completo, alegre e intenso com o que há de melhor no colorido e contagiante folclore de Portugal.